Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Planejando EAD

"O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes."

Peter Drucker

“O planejamento educacional pode ser definido como o processo sistematizado, mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas. O planejamento não se extingue com a elaboração dos documentos correspondentes e pode ser concebido em três etapas: preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento. (Gil,1990, p.31)”

Ao planejar o ensino, o professor antecipa, de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar. Cuidadosamente, identifica os objetivos, indica os conteúdos que serão desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizará como estratégia de ação e prevê quais os instrumentos que empregará para avaliar o progresso dos alunos.

Um planejamento para ser eficaz deve ter o enfoque na Missão da organização, seja ela de que tipo for. Para tal  devem ser formuladas algumas perguntas:

¤ Como se pretende que o  curso seja apresentado e reconhecido?;
¤ Como  desejamos que seja a abrangência do  curso: regional, nacional...?
¤ Como  incorporar as inovações necessárias ao atingimento do programa estabelecido?.

Outro fator de grande importância para um planejamento bem sucedido é o conhecimento da concorrência, com estudos de casos de sucesso e fracassos.

"Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos  nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas"

SunTzu

Fases de um Planejamento Educacional


Conclusão
Um sistema de ensino a distância deve ser adaptado ao aluno, objetivando motivar e satisfazer  à sua necessidade, tanto em termos de conteúdo, quanto de estilos de aprendizagem. E para que isso ocorra com sucesso, é necessário um planejamento de cunho adequado a cada curso que se proponha ministrar, via EAD.
---------------------------------------------------------------------------------
Fontes:
O Poder do Planejamento Organizacional
http://www.escoladavida.eng.br/planejamento/planejamento.htm
Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/ribeiro/cap3.html
Planejamento Estratégico
http://www.cpd.ufv.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário