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quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

A expressão “ambientes virtuais de aprendizagem” (AVA) tem sido utilizada para se referir ao uso de recursos digitais de comunicação utilizados para mediar a aprendizagem. Porém esses ambientes virtuais vão muito além de um conjunto de páginas na internet com diversas ferramentas de interação virtual. Este ambiente é um espaço de interações sócio-cognitivas absorvendo, modificando e criando conhecimento e o importante para  essa contrução de conhecimento eficaz é a interação dos usuários com as ferramentas dispostas para o aprendizado e essa configuração deve estar de acordo com um projeto pedagógico eficaz, bem estruturado que traga para o ambiente virtual uma configuração adequada ao atingimento do plano de educação a distância proposto pela entidade. Nesta modalidade de ensino o aprendizado não é o “empurrando conteúdos pré-definidos”, mas sim o “puxando atividades”, criando a reflexão individual sobre os conteúdos” 

Para que um ambiente virtual de aprendizagem atinge seus objetivos com propriedade, não basta apenas ter um adequado design dos cenários virtuais de instruções de ensino. É  necessário que tenha sido desenvolvido voltado para aconhecer a natureza cognoscitiva humana e estabeleça condições para que a estrutura educativa desafie os educandos à discussão de idéias e à construção do conhecimento. Este ambiente  deve privilegiar a condição construtivista e utilizar bases psicológicas para estimular os sentidos da percepção, análise e resolução das informações dispostas no ambiente multimídia.

Para construir sites que sejam AVA é importante destacar algumas questões:

* Os sites hipertextuais devem agregar intertextualidade, conexões com outros sites ou  documentos, navegabilidade, ambiente simples e de fácil acesso e transparência nas informações; 

* Potencializar comunicação interativa síncrona, comunicação em tempo real e assíncrona, comunicação a qualquer tempo – emissor e receptor não precisão estar no mesmo tempo comunicativo;

* Criar atividades de pesquisa que estimule a construção do conhecimento a partir de situações problemas, onde o sujeito possa contextualizar questões locais e globais do seu universo cultural;

* Criar ambiências para avaliação formativa, onde os saberes sejam construídos num processo comunicativo de negociações onde a tomada de decisões seja uma prática constante para a (re) significação processual das autorias e co-autorias;

* Disponibilizar e incentivar conexões lúdicas, artísticas e navegações fluídas;

Os programas de formação a distância têm o intuito de desenvolver competências nas pessoas, para que esses sistemas de ensino e aprendizagem consigam ser eficazes é necessário que eles privilegiem o senso de crítica e desafiem os teleducandos, não somente a conhecerem suas capacidades e limites, mas estimulando-lhes a superarem as situações adversas com doses de criatividade.

Os programas de formação a distância tem o objetivo de desenvolver competências  e para que sejam eficazes devem provocar no educando: a reflexão, o senso crítico, o trabalho em equipe, a capacidade de superar situações adversas, descobertas de potencialidades internas antes não exploradas e o despertar da criatividade.

Fontes:
e-Learning Brasil
www.projeto.org.br

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