APRENDIZAGEM
“Processo
de transformação relativamente permanente do comportamento, em
resultado do desempenho prático ou experiência de certas tarefas
específicas.”
(Dic. Técnico de Psicologia - Álvaro Cabral e Eva Nick)
Introdução
A
aprendizagem é o processo de modificação da conduta por treinamento e
experiência. Varia da simples aquisição de hábitos à de técnicas mais
complexas. Como característica essencial do psiquismo humano, o ato de
aprender difere do adestramento animal pelo seu caráter criador,
dinâmico e intencional. A motivação, a inteligência e a hereditariedade
influenciam a aprendizagem, cujos elementos básicos são o estímulo, a
resposta, o impulso e o reforço. A psicologia vem emprestando ao assunto
singular importância.
As
teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos
de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva
do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente
e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e
construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e
relação através da interação entre as pessoas.
Tipos de aprendizagem
1- Aprendizagem associativa ou condicionada, tanto a clássica como a operante;
2-
Aprendizagem por discriminação, em que o indivíduo aprende a reagir
diante de uma esfera limitada de características sensoriais, como certo
tom de cor; por hábito, que consiste na cessação de resposta a estímulos
repetidos;
3-
Aprendizagem por formação de conceitos, caracterizada pelo processo de
classificar experiências em função de traços comuns. Abrange também a
aprendizagem perceptiva;
4- Aprendizagem por solução de problemas;
5- Aprendizagem psicomotora, isto é, a formação de comportamentos neuromusculares, que reagem a sinais dos sentidos.
A imitação, o insight e o imprinting ("estampagem") constituem outros tipos de aprendizado.
Evolução
Do
século XVII até meados do século XX, a preocupação dos teóricos era
demonstrar cientificamente que determinados princípios universais regiam
todos os processos da aprendizagem e explicavam as formas e causas de
seu funcionamento. Surgiam as teorias sobre condicionamento.
A
partir da década de 70, os psicólogos, começaram a ver que a questão não
podia ser observada por um único sistema. Outras questões passaram a
ocupar as teorias da aprendizagem que se voltaram para o papel da
motivação; os estágios da aprendizagem; os processos e a natureza da
evocação, do esquecimento e da recuperação de informações (memória). A
genética do comportamento ajuda a elucidar questões importantes como a
distinção entre comportamento aprendido e herdado. Outros cientistas
estudam conceitos não passíveis de quantificação, como a imagem, os
processos cognitivos, a conscientização e a vontade.
Conclusão
A
aprendizagem é inerente à condição humana. A Pedagogia atual entende que
o eixo central do processo educativo está na aprendizagem, como um
processo permanente, contínuo e generalizado a todos os níveis e
modalidades da vida social. Utilizar e adaptar as diversas teorias
existentes a cada caso se faz necessário para que haja um melhor
retorno do processo de aprendizagem, que é veiculado nas instituições
educativas atuais.
Teorias de Aprendizagem
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Características
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Epistemologia Genética de Piaget
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Epistemologia Genética de
Piaget Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas
cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e
acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos
de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere
à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. Níveis
diferentes de desenvolvimento cognitivo.
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Teoria Construtivista de Breuer
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O aprendizado é um processo
ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo
estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere
hipóteses e toma decisões. Aprendiz é participante ativo no processo de
aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e
experiências pessoais.
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Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky
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Desenvolvimento cognitivo é
limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o
indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu
grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser
interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o
professor e com outros alunos.
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Aprendizagem baseada em Problemas/ Instrução ancorada
(John Bransford & the CTGV)
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Aprendizagem se inicia com um
problema a ser resolvido. Aprendizado baseado em tecnologia. As
atividades de aprendizado e ensino devem ser criadas em torno de uma
"âncora", que deve ser algum tipo de estudo de um caso ou uma situação
envolvendo um problema.
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Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson)
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Trata da transferência do
conhecimento e das habilidades. É especialmente formulada para dar
suporte ao uso da tecnologia interativa. As atividades de aprendizado
precisam fornecer diferentes representações de conteúdo.
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Aprendizado Situado (J. Lave)
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Aprendizagem ocorre em função da
atividade, contexto e cultura e ambiente social na qual está inserida. O
aprendizado é fortemente relacionado com a prática e não pode ser
dissociado dela.
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Gestaltismo
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Enfatiza a percepção ao invés da
resposta. A resposta é considerada como o sinal de que a aprendizagem
ocorreu e não como parte integral do processo. Não enfatiza a seqüência
estímulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estímulo ocorre e o
insight tem origem, quando a relação entre estímulo e o campo é
percebida pelo aprendiz.
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Teoria da Inclusão (D. Ausubel)
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O fator mais importante de
aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem,
conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na
estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova
informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes
preexistentes.
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Aprendizado Experimental (C. Rogers)
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Deve-se buscar sempre o
aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é
necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado
bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto interacional do
aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os co-responsáveis pela
aprendizagem.
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Inteligências múltiplas (Gardner)
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No processo de ensino, deve-se
procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e
tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o
aprendizado de determinado conteúdo. |
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