Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Avaliação

A avaliação escolar,  tem como função a  análise do desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar, dá  subsídios ao professor, a equipe escolar e ao próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino.

A avaliação do aluno deve ser ampla e acompanhada pelo  professor diariamente, independentemente das provas e testes e deve ser usada  como meio de  correções de rumo em relação a este ou aquele aluno que não vem apreendendo conforme o esperado.
Pelo que entendi do texto de Vani Kenski é preciso democratizar a avaliação, de maneira que o professor, discuta com os educandos a melhor forma de avaliar o seu trabalho e o dos alunos. È importante o aluno saber  no que está sendo avaliado e quais as expectativas em relação àquilo que está sendo trabalhado na escola, além das notas necessárias para passar de ano. A formação escolar se dá para a vida  e não é meramente cálculo de médias, pois está em jogo a formação global do estudante.

Avaliação Escolar na Internet

A avaliação escolar na internet  pode ser muito mais eficiente do que na escola tradicional, uma vez que o aluno tem a possibilidade de expandir suas horas/aula e colocar suas opiniões em fóruns, chats “sem medo”, criando assim material suficiente para o tutor trabalhar nas diversas avaliações individuais e em grupo que são feitas durante o curso.

Extraí  abaixo um  fragmento do texto de Clarilza Prado de Souza, que demonstra a amplitude da Avaliação Escolar.

“ A avaliação deve ser utilizada com o apoio de múltiplos instrumentos de coleta de informações, sempre de acordo com as características do plano de ensino, isto é, dos objetivos que se está buscando junto ao aluno. Assim, conforme o tipo de objetivo, podem ser empregados trabalhos em grupos e individuais, provas orais e escritas, seminários, observação de cadernos, realização de exercícios em classe ou em casa e observação dos alunos em classe.”
AVALIAÇÃO ESCOLAR®
LIMITES E POSSIBILIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário