Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Currículo Escolar da Teoria à Prática

Extraí dos fragmentos de textos da internet que demonstram o que vem sendo e o que pode ser feito na prática para se ter um currículo inovador e adequado à realidade social de cada região de nosso país.

“Rede Municipal de Ensino lança Diretrizes Curriculares
publicado por:  Sérgio Zacarias (27-09-2004)


A Secretaria Municipal da Educação lançou as Diretrizes da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino - o currículo em construção. A grande inovação deste documento é que todas as unidades, tanto da educação infantil como do ensino fundamental, terão currículos locais. Assim toda a diversidade - cultural, social, étnica e econômica, que cada unidade reúne, será reconhecida, valorizada e trabalhada tanto pelas escolas como pelas creches.

Na prática isso significa trazer a realidade de cada região para dentro da sala de aula. Para um aluno que mora, por exemplo, no Boqueirão, é mais importante saber quais são os afluentes do rio Iguaçu do que apenas decorar os afluentes do rio Amazonas. Essa abertura de conhecimento é que foi incorporada ao currículo da Rede Municipal de Ensino através da sugestão dos 2.500 profissionais da Rede. Um trabalho integrado que envolve desde a Educação Infantil nas creches, até o Ensino Fundamental nas escolas.”
....

“O conceito inovador de currículo escolar propõe que este seja um reflexo da escola. Currículo escolar é tudo que se vive na escola, onde o diálogo, a participação e a reflexão devem ser os principais pilares desta vivência. Com esta proposta esperamos que cada unidade da rede desenvolva seu próprio currículo contemplando a realidade local", afirma a diretora de Ensino Fundamental da SME, Rosi Castro.”

Site: http://www.curitiba.org.br/digitando/educacao
O que é "Uso Inovador da Informática na Educação"?

Eduardo O C Chaves

Quando uma nova tecnologia é introduzida num determinado contexto, ela é inicialmente utilizada para fazer a mesma coisa que se fazia sem ela - só que agora de uma forma um pouco mais eficiente ou aperfeiçoada.
....
Quando se introduz a informática na educação a tentação inicial é fazer, com o computador, algo semelhante aos que se fazia sem ele: ler um texto na tela, em vez de no livro, fazer exercícios simples de aritmética na tela, aguardando que o computador diga se o resultado está certo ou errado, em vez de fazê-los no caderno, aguardando que a professora diga se o resultado está certo, etc. Esses usos da informática na educação não são inovadores. São equivalentes aos teleteatros apresentados na televisão antigamente.

A informática está sendo usada de forma inovadora na educação quando ela nos permite fazer coisas que sem ela dificilmente conseguiríamos fazer.
....
Digamos que os alunos perguntem como se escreve uma partitura. O professor pode mostrar como se fazia antigamente - o compositor com o papel pautado tocando as notas no piano e as anotando na pauta. Ou pode acoplar um teclado eletrônico ao computador e carregar um programa que escreve a partitura na tela quando se toca uma melodia no teclado. Pode tocar a melodia em diferentes ritmos para que os alunos observem as mudanças sutis que ocorrem na partitura.
.....
É virtualmente impossível fazer tudo isso numa sala de aula sem a informática - usar a informática assim na educação é usá-la de forma inovadora.

Para cada matéria do currículo escolar é possível imaginar usos inovadores da informática. Basta começar a pensar, usar a imaginação, e não ter medo de ser criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário