Extraí
dos fragmentos de textos da internet que demonstram o que vem sendo e o
que pode ser feito na prática para se ter um currículo inovador e
adequado à realidade social de cada região de nosso país.
“Rede Municipal de Ensino lança Diretrizes Curriculares
publicado por: Sérgio Zacarias (27-09-2004)
A
Secretaria Municipal da Educação lançou as Diretrizes da Educação Básica
da Rede Municipal de Ensino - o currículo em construção. A grande
inovação deste documento é que todas as unidades, tanto da educação
infantil como do ensino fundamental, terão currículos locais. Assim toda
a diversidade - cultural, social, étnica e econômica, que cada unidade
reúne, será reconhecida, valorizada e trabalhada tanto pelas escolas
como pelas creches.
Na
prática isso significa trazer a realidade de cada região para dentro da
sala de aula. Para um aluno que mora, por exemplo, no Boqueirão, é mais
importante saber quais são os afluentes do rio Iguaçu do que apenas
decorar os afluentes do rio Amazonas. Essa abertura de conhecimento é
que foi incorporada ao currículo da Rede Municipal de Ensino através da
sugestão dos 2.500 profissionais da Rede. Um trabalho integrado que
envolve desde a Educação Infantil nas creches, até o Ensino Fundamental
nas escolas.”
....
“O
conceito inovador de currículo escolar propõe que este seja um reflexo
da escola. Currículo escolar é tudo que se vive na escola, onde o
diálogo, a participação e a reflexão devem ser os principais pilares
desta vivência. Com esta proposta esperamos que cada unidade da rede
desenvolva seu próprio currículo contemplando a realidade local", afirma
a diretora de Ensino Fundamental da SME, Rosi Castro.”
Site: http://www.curitiba.org.br/digitando/educacao
O que é "Uso Inovador da Informática na Educação"?
Eduardo O C Chaves
Quando
uma nova tecnologia é introduzida num determinado contexto, ela é
inicialmente utilizada para fazer a mesma coisa que se fazia sem ela -
só que agora de uma forma um pouco mais eficiente ou aperfeiçoada.
....
Quando
se introduz a informática na educação a tentação inicial é fazer, com o
computador, algo semelhante aos que se fazia sem ele: ler um texto na
tela, em vez de no livro, fazer exercícios simples de aritmética na
tela, aguardando que o computador diga se o resultado está certo ou
errado, em vez de fazê-los no caderno, aguardando que a professora diga
se o resultado está certo, etc. Esses usos da informática na educação
não são inovadores. São equivalentes aos teleteatros apresentados na
televisão antigamente.
A
informática está sendo usada de forma inovadora na educação quando ela
nos permite fazer coisas que sem ela dificilmente conseguiríamos fazer.
....
Digamos
que os alunos perguntem como se escreve uma partitura. O professor pode
mostrar como se fazia antigamente - o compositor com o papel pautado
tocando as notas no piano e as anotando na pauta. Ou pode acoplar um
teclado eletrônico ao computador e carregar um programa que escreve a
partitura na tela quando se toca uma melodia no teclado. Pode tocar a
melodia em diferentes ritmos para que os alunos observem as mudanças
sutis que ocorrem na partitura.
.....
É
virtualmente impossível fazer tudo isso numa sala de aula sem a
informática - usar a informática assim na educação é usá-la de forma
inovadora.
Para
cada matéria do currículo escolar é possível imaginar usos inovadores
da informática. Basta começar a pensar, usar a imaginação, e não ter
medo de ser criativo.
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