Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Pesquisa na Internet - Análise crítica do posicionamento de Jesús Martin-Barbero

Proposta:Análise crítica do posicionamento de Jesús Martin-Barbero - pg. 27 do E-book



"Yo creo que ahí está el aspecto grave, es que todo el día, en nuestras sociedades, hay una separación tajante entre la cultura letrada, escolar, libresca de la escuela y estas otras culturas audiovisuales, digitales, que realmente no funcionan aparte porque de hecho el computador casi lo que más tiene son textos escritos, es decir, no es que sea anti texto escrito, lo que pasa es que la forma de leer en el computador no es la misma forma de leer un libro, no solo porque no se pasan las paginas, si no porque además hay una escritura que remite a través del hipertexto a otro modo de conocer, a otro modo de aprender, a otro modo de tener relación con los conocimientos. Entonces yo creo que ahí está el problema más fuerte." (Barbero)


Barbero coloca, nesta parte da entrevista, a dificuldade de refinar o conhecimento consultado pela internet e a forma como essa consulta se apresenta. Por exemplo, ao pesquisar um determinado tema, o computador retornará qualquer coisa entre tantos milhões sobre aquele assunto, dificilmente se passará das duas primeiras páginas de consulta. Além disso há a confiabilidade dos artigos encontrados, muitos são opiniões pessoais que não citam bibliografias e não se apóiam em bases confiáveis. Barbero coloca também a falta da visão geral na leitura da internet, um livro antes de ser lido, pode ser folheado para uma visão geral.

No meu entender, alguns teóricos, como Barbero, se esquecem que a indústria do "mundo digital",no nosso caso específico, visa tornar o mais próximo possível o mundo virtual do real e se adapta rapidamente às exigências dos seus consumidores com softwares mais efetivos. Os grandes jornais, que já se apresentam em forma de e-book (O Dia, JB, O Globo), podem ser folheados.Hoje em dia você pode visitar lojas virtuais, tendo a visão interna da loja como se lá estivesse.
Para quem estiver procurando roupas na rede, existem ambientes virtuais em que a internauta ao informar peso, altura, medidas de cintura e de busto é montado um manequim virtual vestindo a roupa escolhida. Outras lojas virtuais oferecem um mostruário personalizado, que vende roupas e acessórios de marcas famosas. Fornecendo o tamanho, o site apresenta toda a coleção em um catálogo virtual, com os tamanhos e medidas sugeridos pela internauta. O professor virtual, juntamente com a sala de aula virtual, não está longe de acontecer. Já temos a apresentadora virtual do Magazine Luiza.

A maior preocupação dos sites de pesquisa é transformar suas ferramentas de busca o mais eficientes possível, fazendo com que sejam encontradas primeiro lugar os sites com informações mais confiáveis e relevantes.
Uma nova geração de empregos está surgindo com a Internet: Internautas profissionais, ou seja, pessoas que terão como finalidade fazer pesquisas e análises de sites, buscando informações específicas para suas organizações ou clientes.

A revolução da microeletrônica está facilitando cada vez mais a simplicidade na interação com o usuário. As telecomunicações e os computadores encolhem potencialmente o tempo e o espaço a tal ponto, que temos de mudar as nossas maneiras tradicionais de ver o mundo. Não adianta colocar computador nas escolas e outros recursos audio-visuais. É preciso planejar e criar uma estrutura que, utilizando a tecnologia, permita melhorar a qualidade de ensino por meio de um professorado antenado e que domine esse ferramental utilizado na educação em sua plena totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário